sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Sendo medicado no Japão

Esse post vai para uma nova amiguinha do Twitter, que é farmacêutica, e acho que é algo que não se faz no Brasil.
Aqui no Japão, os remédios são fornecidos pelo próprio hospital. De uns anos para cá, muitas clínicas adotaram outra forma, o de ter uma farmácia logo ao lado do prédio. Assim, você sai do hospital e com alguns passos, já está na farmácia. E em caso de dúvidas, o farmacêutico entra em contato com o médico rapidinho.

Quando cheguei no Japão e tive que levar minha filha no médico, a primeira coisa que estranhei foi que o remédio é um pózinho! Sim, principalmente para crianças, é pózinho. Eita coisa ruim de tomar!!! E se é dificil de engolir para um adulto, imagina para criança... E vem embalado num saquinho feito na hora na própria farmácia. Ou seja, feito na medida para o paciente!

Depois de aprender como funciona o hospital japonês, aprendi também a pedir em comprimido os remédios! Sim, eu peço para o médico porque senão toda vez que for tomar o medicamento, é aquele fuá.
Pois bem, como o comprimido é dose estipulado, no caso de criança/idade/peso, a dose varia, e aí é preciso dosar na medida.
Normalmente, os comprimidos vêm em cartelas como no Brasil, mas no caso, por ser criança, ele foi cortado conforme receitado pelo médico e embalado em dose individual.

Esse é o método de embalar usado para os remédios de pózinho, e para esse caso .
  Bom, como estou fora há muito tempo, sei que muita coisa no Brasil mudou... Quem sabe a medicina também e eu aqui achando que isso interessa para vocês, ne? rs







Nenhum comentário:

Postar um comentário